Não se trata de ‘ideologia’

Criticar o presidente da República não tem obrigatoriamente a ver com “ideologia”. Mantenho expressão entre aspas, porque o leitor e eu podemos estar pensando diferente a respeito do significado. Há muitos jeitos de entender o que é “ideologia”. Mas algumas, desculpem, não tem nada a ver. Destutt de Tracy começou com essa história na Revolução Francesa.

Para o mestre em sociologia pela UFPR Emanuel Menim (meu amigo por mais de 20 anos), ideologia é “a música do Cazuza”. Além disso, “são conjuntos de ideias, crenças e valores que criam uma consciência sobre a realidade e impulsionam ações”.

Ouça nossa versão da música do Cazuza.

Karl Marx (ai, ai, ai) entendeu que a ideologia é geradora de falsa consciência, de inversão de valores. Serve para obscurecer a realidade. Enquanto para Louis Althusser ela se forma a partir de “discursos lacunares”. São as meias verdades.

No entendimento amplo, a potência que a gente precisa para sair da cama, passar um café e começar o dia tem a ver com ideologia. Que dirá nossos comentários na internet, porque exprimem exatamente as ideias que temos sobre as coisas. Só que ser ideológico não é ser de direita ou esquerda. É quando porca torce o rabo.

“A ideologia não está sempre nos extremos. Está no contínuo, no pontilhado”, ensina a doutora em história pela UFPR Francielly Barbosa. Isto é, quando se exige que Bolsonaro tenha compostura à altura do cargo, não significa que o crítico não acredita no presidente, ou se arrepende de votar, ou passa a morrer de amores pelo Lula. Pelo contrário. A autocrítica é importante para o governo.

Hoje aprendemos que “ideologia” não é um xingamento. E que é possível fazer críticas apropriadas aos políticos sem participar de qualquer torcida organizada. Que o voto, único que é, simboliza uma liberdade que podemos ter mesmo quando não estamos em períodos eleitorais.

Foto: Johnny Cohen/Unsplash.

2 respostas em “Não se trata de ‘ideologia’”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *