C/C TV Globo, O Globo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Portal Bem Paraná.

A estudante de psicologia Margarete* foi surpreendida na manhã desta segunda-feira (17) com uma cobrança de R$ 464,16 no cartão de crédito dela. Para este blog, enviou cópia do comprovante bancário que tem a inscrição “HTM*HT Portal”, e da confirmação que recebeu por e-mail, embora não tenha contratado nada.

O produto que teria sido comprado é o “Portal Tem Poder Quem Age – FEBRACIS”. A empresa Febracis se apresenta como “A Maior Instituição de Coaching do Mundo”. Margarete telefonou para lá, mas não teve o caso solucionado, e foi informada que não é a primeira a reclamar.

A reportagem fez o mesmo caminho, o de ligar para a sede da empresa em Curitiba, e fomos recebidos pela música de espera “abrir a alma para alguém, e não pensar em nada”. Então, redirecionados para uma central em Recife que está desligada. No Google, há comentários sobre a impossibilidade de atendimento telefônico.

FEBRACIS

Na capa do site, há nomes como o de Augusto Cury: “Quem dera houvesse mais textos, cursos e treinamento de Alta Performance no teatro social, como o Paulo Vieira propõe (SIC)”.

A cobrança ilegal foi feita via plataforma Hotmart. As empresas Febracis e Hotmart foram procuradas para comentar, mas não responderam até o momento.

*Margarete é um nome fictício para uma história real.

Atualização às 17h31. A reportagem telefonou para a sede de Curitiba da Febracis, mas ninguém atende.