Vinícius Sgarbe

Analista transacional e pesquisador

Vinícius Sgarbe é mestre em filosofia, pela linha filosofia da psicanálise da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e jornalista (PUCPR). Analista transacional organizacional (União Nacional dos Analistas Transacionais, Unat). Pesquisador mestrando de comunicação, pela linha comunicação política, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador-membro (2023-2024) da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

As pesquisas que mantém são sobre "narcisismo das pequenas diferenças" (conceito de Sigmund Freud) na relação dos pentecostais brasileiros com a democracia; e sobre inteligência artificial aplicada à técnica científica Análise de Conteúdo.

É membro dos grupos de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa) e Comunicação Política e Democracia Digital (Compadd), ambos da UFPR.

Foi repórter multimídia da rádio CBN Curitiba, e do portal G1 Paraná sob o cuidado da RPC. Correspondente no Brasil para o Irã, para o canal estatal persa Shabake Khabar. Também atuou como TV fixer dos serviços persa e árabe da BBC de Londres, durante a Copa do Mundo de 2014. E correspondente especial de política para o carioca O Globo.

É cofundador da produtora Outras Terras Filmes, e do projeto Lab Digital 2050. Em 2023, o Lab passou a ser uma startup Google.

Formação
Baixe o Portfólio 2023

Formação

Experiência

Clientes

Reconhecimentos em ordem aleatória

Michelle Thomé

Jornalista, analista transacional

🇬🇧 Vinícius is very creative and he always shows enthusiasm with his job. He knows the global web design tendency. Vinícius has a great journalism vision and I also appreciate his availability to help colleagues.

🇧🇷 Vinícius é muito criativo e sempre mostra entusiasmo com seu trabalho. Ele conhece a tendência global de web design. Vinícius tem uma grande visão jornalística e também aprecio sua disponibilidade para ajudar os colegas.

Noticiário

Dayana Belmont

Diretora da Aliança Francesa de Campinas (SP)

Eu conheci o Vinícius em um CV impresso. Em seu alinhamento de palavras, despertou minha curiosidade. Um refúgio de letras vindo de um universo que só ele sabe inventar. Eles traz um amor a prova de ódios. Nem tudo se entende num Vinícius desses — um ser que conta verdades que eu não entendo (sempre), mas que consegue tornar reais. Um Vinícius desses cria um bem para uma humanidade que sofre e que precisa saber o quão o nada pode ser tudo. O pleno do Vinícius preenche uma folha de papel ainda vazia. Ele dá espaços e liberdade para os loucos — todos — sem julgar porque faltaram pedaços de si quebrados por aí. Ele conserta as imaginações mais mais confusas. É isso — Vinícius é um consertador de imaginações ainda por nascerem. Ele — eis — um iluminador de folhas em branco. E é assim, numa folha de papel que eu trago meu depoimento, sem mais, nem menos, sem tradução.

Apresentação
Cinema
Televisão